Renato Gagliardi lança 3 clipes com temas de novos estudos em torno da viola caipira

Projeto da vida do músico Renato Gagliardi, votuporanguense radicado em São José do Rio Preto, o Suíte Cabocla ganha novos estudos relacionados à sonoridade da viola caipira por meio de pesquisa viabilizada pelo fomento cultural do Prêmio Nelson Seixas 2021, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto. Na próxima quarta-feira, 22 de dezembro, em seu canal no Youtube, o músico lança três videoclipes curtos com temas que nasceram em torno dessa pesquisa, em que ele aprofunda seu estudo sobre o instrumento que está no DNA da cultura tradicional do interior paulista.

Segundo Renato Gagliardi, a viola caipira está em evidência nas novas composições, cujas gravações em estúdio contaram com a participação do percussionista Kauê de Oliveira. “A viola caipira está plena nos três temas que criei, contando apenas com a percussão e mais nenhum outro instrumento. Sua sonoridade é extremamente evidenciada, sinalizando novos rumos que o Suíte Cabocla poderá tomar a partir de agora”, conta.

Para as bases percussivas dos três temas do Suíte Cabocla, foram usados instrumentos indígenas e africanos, reforçando o caráter ancestral da viola caipira na cultura popular paulista.

Os videoclipes dos três temas têm em média 20 segundos. Para Renato Gagliardi, esse formato vai de encontro ao estilo de vida contemporâneo, em que as pessoas acessam vídeos curtos nas rede sociais. “São temas frutos de um estudo que terá ainda outros frutos. O processo de composição de uma música é longo, mas as pessoas terão uma dimensão completa do potencial da viola caipira nesses três clipes”, comenta.

A gravação dos temas de Suíte Cabocla teve som, captação e mixagem de Ly Sarkis e os videoclipes foram produzidos por Marcelo Melo. A produção é de Claudia Foss.

SERVIÇO

SUÍTE CABOCLA – LANÇAMENTO DE VIDEOCLIPES
Composições: ‘Tema 1’, ‘Tema 2’ e ‘Tema 3’
Quando: 22 de dezembro
Onde: Youtube (https://www.youtube.com/renatogagliardi)
Gratuito

Projeto viabilizado pelo Edital 01/2021 – SMC – Incentivo à Pesquisa em Artes e Cultura do Prêmio Nelson Seixas 2021, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.