Suíte Cabocla é alvo de elogios de admiradores da viola caipira

A viola inserida em outros contextos para além da cultura popular. Esse é o grande trunfo do projeto Suíte Cabocla, idealizado pelo músico Renato Gagliardi, na opinião de pesquisadores e admiradores desse instrumento musical.

Autor do livro “A Moda é Viola – Ensaio do cantar caipira’, o professor, escritor e pesquisador Romildo Sant’Anna (foto em destaque), de São José do Rio Preto, destaca que o projeto de Renato Gagliardi revela uma pós-viola caipira, com acordes que aproximam esse instrumento à música erudita, ao jazz e ao folk norte-americano. “O Renato Gagliardi já havia feito uma suíte maravilhosa de Villa-Lobos para o filme ‘A Moda é Viola’, produção de Reinaldo Volpato que leva o nome do meu livro. Eu fico muito entusiasmado com o seu trabalho porque ele revela uma viola pós-caipira. Ele vasculha nas cordas desse instrumento em busca de acordes diferentes”, comenta.

Artista plástico e escritor que reverencia à cultura popular do interior paulista em suas obras, Jocelino Soares é um admirador do projeto Suíte Cabocla. “Com a viola, o Renato Gagliardi não faz moda de viola, mas consegue transmitir para a gente todo esse universo relacionado a esse instrumento. É uma música contemporânea, mas que tem cheiro de estrada de terra, de terra molhada, de terra batida”, diz. “Renato Gagliardi é, por excelência, um grande violeiro desse meu sertão querido”, completa.

O músico Fernando Marques, entusiasta da memória rio-pretense, declara que “Estrada de Terra”, composição inédita lançada na última sexta-feira, 8 de outubro, consolida a imagem de Renato Gagliardi com um exímio executor e compositor de músicas para viola caipira. “Em parceria com Ly Sarkis, um dos maiores produtores musicais da terra de São José, Renato Gagliardi mescla tradição com tecnologia, introduzindo guitarra elétrica de sintetizadores. Tenho certeza que essa música vai agradar a todos os apreciadores de várias vertentes da música de boa qualidade”, opina.

A série audiovisual do Suíte Cabocla segue nesta quarta-feira, 13 de outubro, com o lançamento do videoclipe da música “Abertura”, composição de Renato Gagliardi. O lançamento será às 20h no canal do músico no Youtube (Renato Gagliardi – Suíte Cabocla).

A série audiovisual do projeto Suíte Cabocla foi contemplada em edital do ProAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e conta com patrocínio da Cotuba e dos Supermercados Porecatu, além de apoio cultural da ONG ParaTodos – Atividades Culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.