Renato Gagliardi promove três apresentações do Suíte Cabocla em Rio Preto e região em dezembro

Projeto que reverencia a sonoridade da viola caipira, tanto no contexto erudito como popular, o Suíte Cabocla volta a ganhar os palcos do noroeste paulista neste final do ano, com concertos nas cidades de São José do Rio Preto (1/12) e Votuporanga (17/12). Além deles, haverá uma apresentação no Mercadão de Rio Preto no dia 11 de dezembro.
Idealizado pelo músico Renato Gagliardi, votuporanguense radicado em Rio Preto, o Suíte Cabocla volta aos palcos após o lançamento de uma série audiovisual, em 2021, que levou parte das composições que integram o repertório dos concertos para o Youtube. “O trabalho em estúdio, com cada instrumentista gravando sozinho, foi uma rica experiência durante a pandemia. Mas nada substitui o encontro com as pessoas, o contato com o público. Por isso, estamos muitos ansiosos para esses dois concertos, que já trarão novas composições, lançadas apenas por meio da série audiovisual”, conta Gagliardi, que há mais de duas décadas se dedica ao estudo da viola caipira.
Os concertos de Rio Preto e Votuporanga foram viabilizados pelo fomento do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural), da Secretaria Estadual de Cultura. Em Rio Preto, a apresentação será no Teatro Municipal Paulo Moura no dia 1º de dezembro, às 20h, e em Votuporanga no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo no dia 17 de dezembro, também às 20h. A entrada é de graça.
Já a apresentação no Mercadão de Rio Preto, no dia 11 de dezembro, às 11h, foi viabilizada pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade.
Do erudito ao popular
As novas apresentações do Suíte Cabocla trarão, além de composições que ainda não ganharam os palcos, músicas com novas roupagens e releituras. O concerto subverte com a tradição popular que recaí sobre a viola, revelando-a como um instrumento universal e, sobretudo, contemporâneo. O público desvendará uma outra face desse instrumento, que faz parte da cultura popular do interior paulista.
Nos concertos de Rio Preto (1/12) e Votuporanga (17/12), Gagliardi estará acompanhado dos instrumentistas Milton Bergo (primeiro violino), César Monteiro (segundo violino), Cássio Jaber (violão de 7 cordas), Adriano Reis (viola),  Israel Angeli (violoncelo), Ferrugem (percussão), Kauê de Oliveira (percussão), Márcio Zanelli (percussão) e Prashanto Hollanda (kalimba).
Já na apresentação no Mercadão de Rio Preto (11/12), o idealizador do Suíte Cabocla convocou os instrumentistas Camila Schneck (primeiro violino), Adriano Reis (segundo violino), Walisson Cruz (violoncelo), Kauê de Oliveira (percussão) e Cássio Jaber (violão de 7 cordas).
Os concertos do projeto Suíte Cabocla foram contemplados em edital do ProAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e conta com patrocínio da Cotuba e dos Supermercados Porecatu. Já a apresentação no Mercadão de Rio Preto foi viabilizada pelo Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
SERVIÇO
Concertos do projeto Suíte Cabocla
São José do Rio Preto
Quando: 1º de dezembro, às 20h
Onde: Teatro Municipal Paulo Moura
Grátis
Quando: 11 de dezembro, às 11h
Onde: Mercado Municipal
Grátis
Votuporanga
Quando: 17 de dezembro, às 20h
Onde: Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo
Grátis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *