Instrumento musical que faz parte do DNA da cultura popular brasileira, a viola conquistou o universo sinfônico por meio do projeto Suíte Cabocla, idealizado pelo músico Renato Gagliardi.
Resultado de mais de 20 anos de pesquisa sobre a musicalidade da viola, o Suíte Cabocla deu origem, em 2013, a um concerto que rompeu as fronteiras entre o erudito e o popular, apresentando composições inéditas, arranjos e releituras de obras clássicas.
Desde sua estreia, o concerto já foi visto por cerca de 6 mil pessoas em mais de 20 apresentações por cidades como São José do Rio Preto, Votuporanga, Fernandópolis e Santa Fé do Sul, além de instituições como Sesc.
Nesse concerto, o Suíte Cabocla propõe o acesso a obras musicais importantes para a cultura universal por meio de um instrumento fortemente ligado à identidade cultural brasileira. Em contato com composições de nomes como Villa-Lobos, Beethoven, Bach e outros ícones da música clássica, pessoas de diferentes gerações desvendaram uma outra face da viola caipira.
Tipo de composição pautado pela sucessão de peças ou andamentos musicais (danças), a suíte despontou como o formato ideal para um concerto de viola ladeado por quarteto de cordas, contrabaixo e percussão. Assim, o repertório promove o contato com obras de diferentes épocas e estilos, apresentadas em conceitos que enaltecem toda a erudição do universo caboclo.